Translate

sábado, março 31

QUAIS SÃO SUAS INTENÇÕES ?



* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 4
O que se espera de um servo de Deus encarregado dos mistérios de Deus é que ele seja fiel (I Cor 4:2). A aprovação na obra de Deus não é feita aqui na Terra, mas na vinda do Senhor. Nessa ocasião Deus irá revelar as intenções do coração, cada um irá receber de Deus a sua aprovação (I Cor 4:5). Paulo dá o exemplo de como é a vida de um apóstolo relatando que passou fome, sede e não tinha residência certa ao fazer a obra de Deus (I Cor 4:11). Ser apóstolo é ser chamado para iniciar a obra de Deus do zero. Paulo descreve como um apóstolo deve se comportar: Trabalhar com as próprias mãos, quando for amaldiçoado abençoar, quando for perseguido suportar, quando caluniado responder amavelmente (I Cor 4:12-13) Paulo ainda orienta para que as pessoas sejam seus imitadores, mostrando assim que um Homem de Deus deve ser um exemplo a ser seguido (I Cor 4: 16)

sexta-feira, março 30

OBRAS A PROVA DE FOGO


* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 3
Nós que fazemos a obra de Deus não devemos achar que somos alguma coisa, somos apenas como agricultares que plantamos e regamos, Deus é quem faz crescer (I Cor 3:7) somos cooperadores de Deus, o alicerce da obra é Jesus Cristo e não há outro alicerce (I Cor 3: 9-11). O que construirmos sobre o alicerce pode ser de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha. Nossa obra será mostrada por Deus, Ele irá revelar através do fogo trazendo á luz a qualidade da obra de cada um (I Cor 3: 12-13), se a obra passar pelo fogo então você receberá a recompensa, se a obra da pessoa queimar ela terá prejuízo porém ela está salva (I Cor 3:13-15). Nós somos a habitação de Deus, somos o seu templo, e nós como santuários somos sagrados (I Cor 3: 16-17).

quinta-feira, março 29

NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO



* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 2
Ao transmitir a mensagem do Senhor devemos ser canais do poder de Deus, pois a base da fé está em crer no poder de Deus, não devemos usar de persuasão ou de conhecimento humano, pois a mensagem de Deus se discerne espiritualmente (I Cor 2: 4-5) Se os poderosos da época de Jesus tivessem entendido, Jesus não seria  crucificado. Nós entendemos as revelações de Deus, as verdades espirituais, só pelo Espírito (I Cor 2:9-10,14).

quarta-feira, março 28

A LOUCURA DO EVANGELHO



*RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 1
Paulo começa sua carta elogiando a igreja de Corinto, comentando que Deus os enriqueceu em toda palavra, conhecimento e todos os dons (I Cor 1: 5-7) Paulo chama a atenção para que haja concordância  na maneira de pensar e nas coisas que os membros dessa igreja falavam, pois isso estava tornando a igreja incoerente (I Cor 1:10). Que também acabasse com as divisões formadas pela preferencia por determinados apóstolos, pois o líder maior é Jesus Cristo o único que morreu por todos(I Cor 1: 12-13). A sabedoria de Deus é loucura quando tentamos entender por sabedoria humana, prova disso é que Deus escolhe pessoas que não são nada para confundir aquelas que são, envergonhando sábios e fortes, para que assim ninguém se vanglorie (I Cor 1: 25-29)

terça-feira, março 27

FILTRANDO OS PENSAMENTOS



Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor (Isaías 55:8)

O princípio básico de toda ação é o pensamento, antes de tomarmos qualquer atitude ela nasce primeiro em forma de pensamento na nossa mente. Seus pensamentos podem ser guiados pelas emoções. Você já deve ter ouvido essa frase "Agi sem pensar". Na verdade essa pessoa quis dizer que foi motivada por uma emoção, ou seja o coração está no controle da mente. Cuidado quando alguém te aconselhar a ouvir a voz do coração, a bíblia não aprova essa conduta. 

segunda-feira, março 26

AJUDE SEMPRE


* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 16
Paulo lembrou no capítulo 16 de romanos de cada pessoa que o ajudou, pessoas que foram colaboradoras no seu ministério, pessoas que arriscaram sua vida por ele, o primeiro a se converter, quem trabalhou duro, quem o visitou na prisão, uma mulher que foi como mãe para ele, quem foi hospitaleiro, todos esses ficaram em sua memória (Rm 16: 1 - 16). Paulo agradece a cada um por nome, e pede para que tratem bem essas pessoas. Afaste-se de quem coloca divisões e obstáculos no ensino da palavra, e ficar de olho pois existem pessoas que só servem seus apetites e enganam usando palavras suaves e bajulação. Seja sábio no que é bom e inocente no que é mal (Rm 16: 17,18)

domingo, março 25

ACEITANDO O PRÓXIMO



* RESUMO : ROMANOS CAPÍTULO 15
Nós temos o dever de ser agradáveis com as pessoas, ajuda-las na sua edificação e suportar os seus defeitos, aceitando nossos irmãos assim como Cristo nos aceitou, dessa forma estamos glorificando a Deus (Rm 15:7). Nós devemos nos gloriar em Cristo e no serviço que fazemos para Ele (Rm 15:17). Quando oramos a Deus em favor de uma obra estamos contribuindo com essa luta e vitória da obra de Deus.

sábado, março 24

NÃO SEJA PEDRA DE TROPEÇO



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 14
Existem pessoas que são fracas na fé, para elas existem dias especiais, alimentos que não podem ser consumidos, no caso dos judeus era o porco que era considerado impuro. Aceite essas pessoas sem entrar em assuntos controvertidos. Faça tudo para Deus e sem ser pedra de tropeço na vida de ninguém. Se aquilo que você faz leva alguém a pecar, se seu irmão se entristece com sua atitude você já não faz aquilo por amor.

sexta-feira, março 23

COMO TRATAR AS AUTORIDADES



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 13
A mensagem central desse capítulo é sobre a submissão que devemos ter por quem está acima de nós. Toda autoridade é colocada por Deus. A autoridade é ministra de Deus para nosso bem, para fazer justiça e exercer a ira contra aquele que pratica o mal. Dê a cada um o que é devido: tributo, imposto, temor e honra (Rm 13:7) O cumprimento da Lei hoje é não fazer mal ao próximo, cumprir a Lei é amar. Ande honestamente, não em glutonaria nem bebedeira, imoralidade sexual, nem em disputas, e inveja. E não cuide das concupiscências da carne.

quinta-feira, março 22

VENÇA O MAL COM O BEM



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 12
Antigamente o povo judeu apresentava ovelhas, pombos, e bezerros como sacrifício ao Senhor. Hoje como sacrifício devemos apresentar nossos corpos em santidade. Na questão de servir a Deus devemos servir de acordo com o dom que nos foi dado. Se você tem o dom de ensinar sirva a Deus dessa maneira. Devemos ter paciência nos nossos sofrimentos e perseverar em oração. 

Como devemos tratar as pessoas que nos fizeram mal ? 
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça (Rm 12:20). 
Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.(Rm 12:14)
A ninguém torneis mal por mal (Rm 12:17)
Não vos vingueis a vós mesmos (Rm 12:19) 
Mas vence o mal com o bem. (Rm 12:21) 

Onde fica a justiça no caso dessas pessoas ? 
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. (Rm 12:19)

quarta-feira, março 21

A REJEIÇÃO DOS JUDEUS


* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 11 
Para os Judeus Jesus é apenas um profeta, eles não o reconheceram como filho de Deus, o resultado dessa rejeição foia abertura do evangelho aos gentios. metaforicamente os ramos foram quebrados para que nós fossemos enxertados (Rm 11:19). Todo esse endurecimento aconteceu com a finalidade da plenitude entre os gentios, alcançamos a misericórdia devido a desobediência deles. Mas Deus os alcançara pela misericórdia a nós demonstrada, porque Deus colocou todo mundo no mesmo barco, somos todos desobedientes, para ser misericordioso com todos (Rm 11: 31,32)

terça-feira, março 20

A SIMPLICIDADE DA SALVAÇÃO



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 10
(Rm 10: 9,10) A salvação como foi estudado nos capítulos anteriores é um dom gratuito de Deus, e veio até nós não pelo cumprimento da Lei mas pela fé em Jesus Cristo como filho de Deus e na sua ressureição. Para uma pessoa ser considerada salva é apenas mediante a fé e confissão. Com a oração se crê e com a boca se cofessa. (Rm 10:13) Os que invocam o nome do Senhor serão salvos. Hoje em dia ainda existe uma grande confusão na mente das pessoas para entender a simplicidade da salvação muitos acreditam (e eu também certo tempo acreditava) que a salvação era por obras se eu fosse boa e santa era salva, porém se fosse má estava condenada. A salvação não depende do que eu faço eu apenas preciso ter fé e aceitar que não posso fazer nada além daquilo que Jesus ja fez por mim, pois a salvação é uma dádiva (Rm 10:4). Minha fé tem que apresentar obras, que são provas vísiveis da minha fé invisível. (Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.Tiago 2:26), mas isso será abordado no estudo do livro de Tiago.

segunda-feira, março 19

VASOS NA MÃO DO OLEIRO



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 9
(Rm 9: 21) Alguns vasos são para fins nobres e outros para uso desonroso, isso se trata da soberania de Deus. Nossa constitução genética, nossos talentos nossos pontos fracos, nosso chamado e propósito de vida é determinado pela soberania de Deus. Nós somos vasos na mão do oleiro, assim Deus também escolhe a maneira em que trabalha em nós (Rm 9: 18) como um oleiro ele pode nos quebrar e nos refazer e também determina pra que uso e fim nós estaremos destinados.

domingo, março 18

A LEI DA VIDA


* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 8
(Rm 8:2) Por meio de Cristo a Lei do Espírito de vida me liberta da lei do pecado e da morte. Se vivermos de acordo com o espírito teremos a mente voltada para o que ele deseja e a mentalidade dele é vida e paz (Rm 8:6). A mentalidade da carne é insubmissa a Deus e ela não pode agradar a Deus. (Rm 8:7,8). Quem não tem o espírito de Cristo não pertence a Ele (Rm 8:13). Quando matamos os atos do corpo nós vivemos, os que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus (Rm 8:14). O Espírito Santo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16).

sábado, março 17

FAÇO O QUE ODEIO



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 7
Paulo descreve que no íntimo o ser humano tem prazer na Lei do Senhor, mas isso trava uma guerra com a nossa carne. A pessoa conhecedora da palavra de Deus está em constante conflito pois a lei do pecado atua nos membros do seu corpo e a lei de Deus atua na mente, sendo assim o homem se tornou escravo da Lei de Deus e em seu corpo escravo da lei do pecado.

sexta-feira, março 16

ESCOLHA OBEDECER A DEUS



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 06 
Fica por nossa decisão escolher se queremos ou não obedecer aos nosso desejos, é da nossa responsabilidade permitir ou não que o pecado continue dominando nossos corpos (Rm 6:13) podemos oferecer os membros dos nossos corpos para Deus como instrumentos de justiça. A Lei da Graça sobre nossa vida nos garante liberdade do domínio do pecado (Rm 6:14).

quinta-feira, março 15

O PODER DA SALVAÇÃO



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 5
Através de Adão muitos morreram devido sua transgressão, não há comparação entre dádiva e transgressão. E a dádiva veio através da graça de um só homem Jesus. A morte de Cristo resultou em justificação que traz a vida de todos os homens. O poder da salvação, o poder do sacrifício na cruz é muito maior que o poder da maldição do pecado que está sob todo ser humano. Assim muitos serão feitos justos.

quarta-feira, março 14

A FÉ NOS JUSTIFICA



*RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 4
(Rm 4: 3,19,20) Abraão foi justificado pela fé. Em sua época Deus ainda não tinha estabelecido sua lei, e Abraão mesmo velho creu na promessa de Deus que seria pai de muitas nações e por fim alcançou essa graça. Nos dias de hoje também nos é creditado justiça pela fé em Cristo Jesus.

terça-feira, março 13

TODOS PECARAM


* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 3
 (Rm 3:2) As vezes achamos que a salvação é apenas para pessoas dignas e puras, mas a bíblia mostra que todos nós somos pecadores a salvação só é possível ao homem através da graça de Deus por meio da redenção de Jesus Cristo. Então não depende do nosso esforço depende apenas da fé em Cristo como salvador e do favor imerecido de Deus sobre nossas vidas (Rm 3:24)

segunda-feira, março 12

SÓ DEUS PODE JULGAR AS PESSOAS


* RESUMO: CAPÍTULO 2
É indesculpável julgar as pessoas, porque nos condenamos naquilo em que julgamos o outro, nós que julgamos fazemos as mesmas coisas(Rm 2:1). Deus é único juiz e julga cada um segundo suas obras, a bondade de Deus nos leva ao arrependimento (Rm 1:4). Nós que não somos judeus temos a Lei de Deus no nosso coração, testificada juntamente com nossa consciência e nossos pensamentos, que nos acusam ou nos defendem (Rm 2:15). A circuncisão deve ser no coração e no espírito (Rm 2:29).

domingo, março 11

NÃO REJEITE O CONHECIMENTO DE DEUS



* RESUMO: ROMANOS CAPÍTULO 1
O evangelho é o poder de Deus para nossa salvação, a criação do mundo manifesta os atributos invisíveis de Deus e isso é uma prova da sua existência, podemos conhecer mais de Deus observando sua criação (Rm 1:20). Quando trocamos a verdade de Deus pela mentira, adoramos e servimos a coisas e a seres criados, em lugar do Criador, somos entregues as paixões vergonhosas e a todos os desejos pecaminosos dos nossos corações (Rm 1:25,26). Mas e se estávamos em uma condição de ignorância em relação aos nossos desejos ? se não conhecíamos a Deus nem a verdade ? se vivíamos em condições de pecado desde a nossa infância ?  Deus não leva em conta o tempo da ignorância (No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Atos 17:30) . Porém se você já conhece a vontade de Deus e não se importa com isso, você será entregue a sentimentos perversos para fazer coisas que não convém (Rm 1:28)

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.