Translate

domingo, outubro 4

NEUROCIÊNCIA E CONVERSÃO



* MENSAGEM MARCOS CAPÍTULO 12
O resumo do evangelho é amar a Deus de todo o coração, alma, entendimento, força e amar ao próximo como a si mesmo. Analisando o que é o evangelho vejo que é um processo de conversão profunda que começa no coração. 

Precisamos purificar o coração, que na verdade representa o centro das vontades e sentimentos, ele deve ser purificado das mágoas, do ódio, do rancor, dos desejos sexuais impuros, das cobiças destruidoras, da inveja e de tantos outros sentimentos e desejos que tornam o nosso coração uma terra improdutiva para nascer o amor. O  coração deve ser governado pelos princípios da palavra de Deus seus sentimentos e desejos devem estar sujeitos a Jesus que é o Senhor da sua vida, isso não evitará que você se sinta irado ou tenha um desejo sexual impróprio, mas você deve sujeitar esse desejo a palavra de Deus. Com a purificação do coração ele se torna apto para se produzir amor por Deus e pelas pessoas.


O segundo local onde devemos amar a Deus é na nossa alma, seria o local do nosso cérebro onde processamos nossas derrotas, perdas, traumas, dores e em seguida tomamos decisões mediante a esses acontecimentos difíceis. Nenhum ser humano está isento de vivenciar essas experiências mas o que irá definir o seu destino é exatamente a conclusão que você chega depois de uma derrota, um trauma, uma perda. Para vivenciarmos tais situações de forma sábia e superar essas circunstâncias devemos entregar para Deus em seu altar cada ferida feita na alma mediante relatos na oração, essa entrega resultará na cura das nossas memórias, o processo de entrega e confiança que Deus irá providenciar o suprimento das nossas necessidades, irá preencher o vazio das perdas, irá nos proporcionar paz em tempos de guerra irá desenvolver nosso amor por Ele.


O terceiro local é o nosso entendimento, seria o lugar do cérebro onde nós desenvolvemos o raciocínio, nesse local trabalhamos nossas convicções, filosofias de vida, costumes, cultura do nosso país, ensinamentos familiares, toda essa formação que recebemos desde a infância vai moldando nossa mente e construindo nossos valores ou a falta deles, essa estrutura que recebemos afeta diretamente nosso conceito de quem é Deus e qual é a sua vontade. Devemos novamente comparar se os ensinos recebidos pelos nossos pais, professores, e tantos outros mentores estão de acordo com a palavra, se não estiverem devemos purificar nosso entendimento e ama a Deus acima de hábitos culturais, acima de nossas convicções e raciocínios humanos que não estejam de acordo com a palavra.


O quarto local onde devemos amar a Deus é com as nossas forças, o ser humano  possui duas forças a física e a mental, a força mental geralmente é chamada de determinação e foco, é quando você busca um determinado alvo na sua vida sem desistir independente do que aconteça isso vai fazer com que você use toda a sua força. Alguns gastam toda sua força mental e as vezes física tentando enriquecer, outros em busca de um corpo perfeito, outros em conquistar sentimentalmente uma pessoa, tudo isso também envolve a força física  em maior intensidade ou menor intensidade. Na verdade algumas coisas na vida vão exigir muito sacrifício para serem alcançadas mas todas essas buscas devem estar sujeitas a vontade de Deus, ama-lo com todas as suas forças significa que tudo que você focar com extrema intensidade para alcançar deve ter uma motivação correta e estar sujeita aos critérios, vontades e ao tempo de Deus pra sua vida, amar a Deus com toda sua força é não abandona-lo jamais é ser como Jó.


Por fim ame ao próximo como a ti mesmo. Quem é meu próximo ? seu próximo é justamente aquele que diariamente convive com você, pode ser sua mãe, seu chefe, seu vizinho, o colega da sala de aula. O amor não é um sentimento o amor é uma decisão, é a decisão de tratar as pessoas como Deus quer que a tratemos, mesmo que elas não nos trate bem, é não fazer ao outro o que não queremos que façam com a gente. O amor ao próximo passa antes de tudo pelo amor próprio, devemos nos amar, corrigir nossos erros, parar com os comportamentos auto destrutivos, evoluir, nosso relacionamento com nosso EU também deve ser saudável para que depois possamos construir relacionamentos saudáveis com os outros. Leia a definição de amor que está na bíblia no livro de I Coríntios capítulo 13.

* CARÁTER DE DEUS 
- Deus não gosta de receber nossas sobras, ele nos quer por inteiro (Mc 12:30)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- Devemos pagar nossos impostos e cumprir nossos deveres de cidadão (Mc 12:17)
- Devemos buscar as escrituras e o poder de Deus para não errarmos (Mc 12;24)
- Os principais mandamentos de Deus são: Amar a Deus o único Senhor de todo o coração, de todo entendimento e força e o segundo é amar ao próximo como a ti mesmo (Mc 12: 31 ao 33)
- Se guarde de pessoas que só buscam posição e status (Mc 12: 38 ao 40)
- Não ofereça ofertas do que sobra do seu dinheiro, nunca ofereça sobras para Deus. (Mc 12:14)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.