Translate

domingo, abril 15

PAULO PARTE PARA NOVAS VIAGENS


* RESUMO I CORÍNTIOS CAPÍTULO 16
Paulo cuidava da parte de treinamento dos homens que iriam tomar conta da igreja, ele pedia para que a igreja separasse a oferta, pedia para que separassem homens aprovados, e os mandava para Jerusalém com essas ofertar (I Cor 16: 1-4). Paulo também visitava as igrejas e aconselhava as pessoas (I Cor 16:7, 13-14) Paulo também recomenda que se valorizem pessoas que trazem alívio ao nosso espírito (I Cor 16: 18).

quarta-feira, abril 11

A DERROTA DA MORTE


* RESUMO I CORÍNTIOS 15
Jesus ressuscitou dos mortos e com isso nós temos a promessa que em Cristo nós seremos vivificados (I Cor 15: 22) Paulo revela nessa carta sobre a vinda de Cristo, todos aqueles que morreram antes da sua vinda de Jesus, que até hoje ainda não aconteceu, irão ressuscitar no soar da trombeta e quem estiver vivo será transformado (I Cor 15: 20-24, 51-54) Após esse evento virá o fim. Então Jesus Cristo irá reinar para que todos os inimigos sejam postos debaixo dos seus pés, e o último inimigo a ser destruído será a morte (I Cor 15: 24-28).

terça-feira, abril 10

LÍNGUAS E PROFECIA


* RESUMO I CORÍNTIOS CAPÍTULO 14
Quem fala em línguas fala com Deus coisas que ninguém pode entender (I Cor 14:2) , falar em línguas tem o objetivo de edificação própria (I Cor 14:4) , já o dom de profecia tem o objetivo de encorajamento, edificação e consolação dos homens (I Cor 14:3) o dom de profecia deve ser buscado primordialmente (I Cor 14:1)  A orientação de Paulo é que tenhamos mais interesse nos dons espirituais que edificam a igreja (I Cor 14:12). Orar em línguas é orar em espírito e você também pode cantar em espírito, faça essas coisas em espírito mas também faça com entendimento ou seja ore e cante normalmente na sua língua para que todos sejam edificados (I Cor 14:14 -17) As línguas também são um sinal para os descrentes e a profecia para os que creem (I Cor 14:22)  Porém se todos falarem em línguas ao mesmo tempo e entrar um descrente ele irá te achar louco (I Cor 14:23) O falar em línguas na igreja, deve ser de duas ou três pessoas quando houver um intérprete, porém se não houver fique calado e sentado falando consigo mesmo e com Deus (I Cor 14:27 28) No caso de profecia seja cada uma por vez (I Cor 14:30 -32) O espírito é sujeito ao profeta (I Cor 14:32) Não proíba um pessoa de falar em línguas mas que tudo seja com decência e ordem (I Cor 14:40)

segunda-feira, abril 9

O AMOR


*RESUMO I CORÍNTIOS 13
Definição da bíblia sobre o amor (I Cor 13:4-8)

1) O amor é paciente                                  
2) Bondoso                                              
3) Não inveja                                          
4) Não se vangloria                                                              
5) Não se orgulha                                      
6) Não maltrata                                         
7) Não procura os seus interesses           
8) Não se ira facilmente 
9) Não guarda rancor                            
10) Não se alegra com a injustiça
 11) Se alegra com a verdade
12) Tudo sofre  
13) Tudo crê
14) Tudo espera
15) Tudo suporta
16) O amor jamais acaba

O amor é o que realmente importa, nenhuma atitude por mais nobre que seja valerá alguma coisa se não tiver amor ( I Cor 13: 3)

domingo, abril 8

DONS PARA O BEM COMUM DA IGREJA


* RESUMO I CORÍNTIOS CAPÍTULO 12
Ninguém pode dizer Jesus Cristo é o Senhor se não for pelo Espírito de Deus (I Cor 12: 3) Esse versículo é importante para você saber discernir espiritualmente as coisas de Deus. Em relação aos dons, existem diferentes tipos de dons, ministérios, e formas de atuação, porém é Deus quem efetua tudo em todos, visando o bem comum da igreja (I Cor 12: 4-7,11) Os dons do Espírito são: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas, interpretação de línguas (I Cor 12: 8-10). Os dons devem ser buscados (I Cor 12: 31) A igreja de Cristo é como um corpo, e nós somos os membros desse corpo, nossas funções são designadas por Deus (I Cor 12: 12,18) Deus deu aos membros menos honrados do corpo maior honra, para não haver divisão no corpo, mas que todos os membros tenham cuidado igual uns pelos outros (I Cor 12: 23-25).

sábado, abril 7

A CEIA DO SENHOR


* RESUMO I CORÍNTIOS CAPÍTULO 11
Paulo ensina que Cristo é o cabeça do homem e o homem é o cabeça da mulher (I Cor 11:3) Algumas questões sobre cabelo também são tratadas nessa capítulo. Para a cultura brasileira cabelo não significa nada. Porém para os judeus algumas questões referentes a autoridade eram demonstradas pelo corte de cabelo. Paulo descreve que é honroso para mulher ter o cabelo comprido, mas para o homem não (I Cor 10: 14,15) e que o homem não deve cobrir a sua cabeça (I Cor 10:7). A ceia é um ritual de memória pela morte do Senhor, Paulo orienta a prática da ceia até que Jesus venha novamente, quem come o pão ou bebe o cálice indignamente terá culpa do sangue e do corpo de Cristo. Porém cada um deve se examinar a si mesmo. A pessoa que pratica esse ritual sem distinguir o que está fazendo come e bebe para sua própria condenação pois é por essa razão que muitos ficam doentes, fracos e até morrem. (I Cor 10: 26-30) 

sexta-feira, abril 6

CUIDADO PARA NÃO CAIR


* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 10
Na época que os hebreus saíram do Egito todos recebiam o mesmo alimento espiritual, porém Deus não se agradou da maioria deles por isso a maioria ficou prostrada no deserto (I Cor 10: 3-5) As atitudes desses hebreus foram: cobiça por coisas más, idolatria, prostituição, tentaram a Deus, e murmuraram (I Cor 10: 6-10). Deus também não permite que sejamos tentados acima das nossas forças, e ainda nos dá o escape (I Cor 10: 13) Não devemos também participar da coisas de Deus e das coisas do diabo ao mesmo tempo. Se um infiel te convidar para uma festa, coma de tudo sem perguntar para não ferir sua consciência, mas se alguém te avisar que é comida sacrificada aos ídolos, não coma para não ferir a consciência do seu irmão (I Cor 10:27, 28, 31) Paulo tinha essa postura pois assim agradando em tudo e a todos para que as pessoas fossem salvas (I Cor 10: 31)

quinta-feira, abril 5

SEM OBSTÁCULO AO EVANGELHO


* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 9
Paulo comenta no capítulo 9 que é justo que uma pessoa que dedique sua vida exclusivamente a obra de Deus, seja sustentado por ela (I Cor 9: 11-12,14). Porém Paulo era tão preocupado em fazer as coisas da forma mais correta possível que nunca usou desse direito. Ele trabalhava para retirar qualquer obstáculo que o dinheiro colocasse ao evangelho (I Cor 9: 6,12). Paulo também se tornava fraco para salvar os fracos, se tornava tudo, para com todos, para de alguma forma salvar alguns (I Cor 9: 22)

quarta-feira, abril 4

NÃO ESCANDALIZE O SEU IRMÃO


* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 8
Em relação a alimentos sacrificados a ídolos, temos que entender que para nós, só existe um Deus, de quem vem todas as coisas (I Cor 8: 6) Mas temos que pensar que podemos prejudicar pessoas de consciência fraca ao nos ver comendo em templos, quando você fere a consciência fraca de alguém você peca contra Cristo (I Cor 8: 12). Se algo que você faz leva alguém a pecar, não faça mais isso (I Cor 8: 13).

terça-feira, abril 3

CONSELHOS PARA O CASAMENTO


*RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 7
Paulo orienta aos casados que não se neguem sexualmente um ao outro exceto por consentimento mútuo por um pouco tempo para se dedicar a oração (I Cor 7:5). Aos solteiros e viúvos, Paulo fala que é bom que permaneçam assim, porém se você não consegue se controlar case-se (I Cor 7: 8-9). Paulo dá um mandamento da parte do Senhor: Se casar não separe, se separar não case novamente (I Cor 7: 10-11). Já este outro conselho é de Paulo e não como mandamento: Quem for casado com descrente, não separe, pois você santifica o seu cônjuge,  mas se o descrente separar-se, aceite a separação (I Cor 7: 12-17) Casamento é algo que trás preocupação, e a pessoa casada deve preocupar-se em agradar o seu cônjuge (I Cor 7: 32-34)

segunda-feira, abril 2

SEU CORPO É A CASA DE DEUS


* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 6
No capítulo 6  Paulo orienta que questões relativas a coisas dessa vida devem ter como juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os membros menos importantes (I Cor 6:4) Paulo considera como derrota haver litígios entre irmãos, e pergunta por que não preferir a injustiça e o prejuízo ? (I Cor 6:7) Paulo também alerta para guardar o corpo, e rejeitar uma vida de imoralidade sexual pois dessa forma não herdamos o reino de Deus. Estão citados nesse capítulo o pecado do adultério, homossexualismo, e prostituição (I Cor 6:9) O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 1 Coríntios 6:13

domingo, abril 1

SE AFASTE DE CRISTÃOS IMORAIS


* RESUMO: I CORÍNTIOS CAPÍTULO 5
Paulo ficou muito triste por saber que a igreja de Corinto era imoral ao ponto de um dos membros possuir a mulher do seu próprio pai (I Cor 5:1) O conselho de Paulo para igreja é que os membros não se associem com pessoas que se dizem cristãs e praticam tais atos. As pessoas que não são cristãs não devem ser julgadas e nem devemos nos afastar delas, porque pra isso só saindo desse mundo (I Cor 5:12). Porém os cristãos com atitudes imorais, devem ter essas atitudes julgadas e reprovadas, sendo expulsos da comunhão. ¨não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 1 Coríntios 5:11¨ Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês 1 Coríntios 5:13¨ Paulo também orienta para que a igreja não se deixe levar pelo fermento do orgulho, da maldade, e da perversidade, mas que ande em sinceridade (I Cor 5: 6-8)  

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.