Translate

quarta-feira, agosto 21

VOCÊ VALE MAIS QUE UM PORCO ?



* MENSAGEM MATEUS CAPÍTULO 8
Existem vários relatos de Jesus no capítulo 8 de Mateus porém o relato do encontro de Jesus com o gadareno foi o que mais me chamou a atenção hoje. Essa história está descrita melhor em Lucas capítulo 8 verso 26 ao 37.  Ao ler que as pessoas ficaram com medo de Jesus quando ele libertou esse homem dos demônios me fez pensar se o que valia mais para aquele povo era a vida dos porcos.


O gadareno era um homem endemoniado que vivia nos sepulcros ele era muito violento também, ou seja alguém temido, rejeitado, alguém que muitos gostariam que estivesse morto, para não ter que ver, para ter mais segurança, para não haver constrangimento, enfim alguém que gerava sentimentos perturbadores.


Esse homem representa todos aqueles que estão excluídos da sociedade, aqueles que estão marginalizados, representa o mendigo, o drogado, o sem teto, o louco aqueles que você morre de medo de encontrar nas ruas, esses são os gadarenos do século XXI.


Segundo a bíblia um dos ramos da economia daquela região girava em torno do comércio de porcos. Quando Jesus libertou o gadareno houve um preço a ser pago para sua libertação e quando falo de preço não estou falando no sentido figurado, to falando de dinheiro mesmo ! devido a libertação 2.000 porcos morreram (Marcos 5:13). 


Se cada porco custa-se 250 reais, você teria então um gasto de 50.000 reais com a recuperação da normalidade desse homem. Detalhe que os porcos não eram do gadareno mas sim de algum comerciante local. Sabendo disso porque Jesus não mandou simplesmente os demonios irem para outro lugar qualquer ?


Essa resposta não é tão simples e eu não a tenho por completa, mas a lição que tirei desse texto foi essa: Recuperar uma pessoa terrivelmente endemoniada não é só um processo espiritual, muitas dessas pessoas precisam passar por clínicas de reabilitação, usar medicamentos, passar por tratamento psiquiatrico, precisam voltar a estudar e trabalhar o que inclui cursos de capacitação, e muitos outros investimentos FINANCEIROS !!!

Recuperar uma pessoa que viveu presa pelo diabo, exige os porcos de alguém. 

Por isso muitos preferem que essas pessoas não tenham um encontro com Jesus, acham melhor que essas pessoas continuem do jeito que estão, pois recuperar uma um ser humano dá muita despesa. O povo daquela região não quis que Jesus continuasse naquela cidade, não seja duro e mesquinho como esse povo foi, faça parte do milagre na vida de alguém.

* CARÁTER DE DEUS
- Jesus além de nos curar nos dá ânimo (Mt 8: 14 e 15)
- Jesus expulsava os demonios com uma palavra e curava todos os doentes (Mt 8:16 e 17)
- Jesus tem poder de repreender a fúria da natureza (Mt 8: 26 e 27)
- Uma alma vale mais que o mundo inteiro para Deus por isso nunca deixe pessoas determinarem o seu valor, no caso as pessoas daquela região acharam que os porcos valiam muito mais que o homem endemoniado (Mt 8: 33 e 34) 

* PRINCÍPIOS E VALORES
- O coração humilde atrai o favor de Deus (Mt 8: 2 e 3)
- A fé que agrada a Deus é aquela que reconhece o poder e autoridade que Deus tem, é a fé que não precisa visualizar o milagre mas sim apenas ouvir de Deus que o milagre acontecerá e confiar no poder que a palavra de Deus possui (Mt 8: 6 ao13)
-  Existe uma diferença entre multidão, agraciados e discipulos, a multidão representa todos aqueles que ouvem e testificam os milagres, os agraciados são todos aqueles que buscam a Deus com um objetivo de mudar sua vida (pode ser uma condição física ou espiritual) e conseguem mudar, já os dicipulos são aqueles que deixaram tudo e todos para seguir Jesus e fazer a sua obra aonde Jesus mandar (Mt 8: 21 a 23)
- Se Jesus está com você no barco, não precisa temer a tempestade (Mt 8:26)

* CARÁTER DO INIMIGO
- Satanás sabe quem somos (Mt 8:29)
- Demônios tem uma missão nessa terra que é matar, roubar e destruir ao pedir para entrar nos porcos eles estavam pedindo a Jesus para cumprir sua missão que era a de matar, para evitar que o sangue derramado fosse de uma pessoa Jesus permitiu que eles entrassem nos porcos (Mt 8: 31 e 32)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.