Translate

sexta-feira, setembro 6

RECEBENDO O CHAMADO DE DEUS



* MENSAGEM MATEUS CAPÍTULO 10
No capítulo 10 de Mateus Jesus chama 12 homens para acompanha-lo em tempo integral ajudando na sua obra. Para fazer a obra de Deus podemos observar os princípios estabelecidos por Jesus nesse capítulo, observando também que Jesus escolheu homens de diferentes classes e profissões mas com propósitos em comum.


1º AUTORIDADE (Mt 10:1)
Jesus deu autoridade para expulsar dêmonios e curar doentes. As doenças assim como os demônios se sujeitam a Deus e só podem sair se houver autoridade colocada por Jesus em sua vida, então não é mérito seu quando isso ocorre mas sim um sinal que Deus te autorizou para essa obra e colocou poder na sua vida.


2º PÚBLICO ALVO (Mt 10:5 e 6)
No caso dos discipulos eles deveriam alcançar as ovelhas perdidas da casa de Israel. Deus irá te direcionar para um grupo de pessoas, que devem ser pastoreadas por você, mas não seja precipitado você deve esperar a direção de Deus para não pastorear as ovelhas erradas, Jesus alertou aos discipulos não se dirijirem aos gentios. Se Deus te chamou para o ministério infantil fique no ministério infantil, não tente pastorear casais se essa não for a direção de Deus pra sua vida.


3º MISSÃO A SER DESEMPENHADA (Mt 10:7 e 8)
A autoridade colocada em Jesus na sua vida está relacionada com a missão que você irá desempenhar. A missão dos discipulos era anunciar a mensagem que o reino de Deus está próximo, curar enfermos, ressuscitar mortos e expulsar demônios. Quando Deus te capacita para algo é porque a sua missão está relacionada a sua capacitação, Deus também irá direcionar uma mensagem pra você, por exemplo: se sua missão é de reconciliar relacionamentos Deus irá direcionar mensagens de perdão para você, se sua missão é levar pessoas ao arrependimento Deus irá direcionar mensagens de concerto e assim por diante.


4º DEPENDÊNCIA DE DEUS (Mt 10:10 e 11)
Os dicipulos de Jesus tiverem que abandonar os seus empregos para se dedicarem exclusivamente para obra. Para viver sem salário os discipulos se hospedavam na casa de pessoas dignas e dependiam da sua hospitalidade até ir embora para outra região, tudo isso sem levar bagagem extra, ou seja dependiam mesmo da hospitalidade dos outros. Uma das coisas que Deus nos ensina tanto para quem é chamado para obra tanto para quem não exerce ministério de tempo integral é que dependemos financeiramente dele e não de um trabalho, pois quem nos dá saúde, inteligencia e cria oportunidades de emprego é Deus e quando Deus nos chama para obra ele levantará mantenedores para o nosso sustento.


5º LIDANDO COM OS PERIGOS (Mt 10:12 ao 23)
Nem todos recebem bem aqueles que fazem a obra, Jesus ainda alertou que seus discipulos seriam entregues a tribunais e açoitados em sinagogas, alguns seriam presos, e a fidelidade a Cristo seria motivo de desentendimento entre a família e despertaria o ódio da sociedade. No nosso contexto atual não é diferente se formos fiéis, nos posicionarmos e fizermos aquilo que Deus nos designou para fazer seremos alvo de julgamento, seremos açoitados talvez não no sentido literal, mas poderemos receber palavras tão duras como um açoite, podemos ficar presos o que pode significar ser contido por alguém nas nossas atitudes, ter valores cristãos foi e é hoje motivo para despertar o ódio de muita gente.


6º RESPEITO PELAS AUTORIDADES (Mt 10:24 e 25)
Não estamos acima dos nossos mestres e senhores, basta chegarmos a igualdade. Jesus colocou uma limitação aqui, ser igual ao mestre, ser igual ao seu Senhor, se estamos pensando que estamos acima dos nossos mestres e senhores então existe um engano em nossa mente, nossa forma humana de medir as pessoas pode nos levar a pensar assim, mas devemos respeitar a posição de autoridade que Deus deu a essas pessoas e se elas estão acima de nós é porque Deus assim estabeleceu segundo o seu propósito.


7º REVELAÇÕES (Mt 10:27)
Quando você passa a ter intimidade com Deus ele irá te revelar segredos nos momentos de intimidade, esses segredos podem trazer cura e restauração para muitas pessoas além de você, Deus tem coisas guardadas no seu coração e ele deseja compartilhar com alguém, essa pessoa privilegiada pode ser você basta busca-lo. Como discipulo você será encarregado de revelar aos outros coisas preciosas da parte de Deus.


8º DEUS TEM O CONTROLE DE TUDO (Mt 10:28 ao 31)
Deus tem o controle de todas as coisas, Jesus revela a cerca desse controle minucioso dando o exemplo que um pardal não morre sem o consentimento de Deus e até nossos fios de cabelo estão contados, todas essas informações são para nos tranquilizar a respeito da vida em geral para tudo Deus tem um ciclo e um propósito então se as coisas parecem que desandaram, que saíram do eixo saiba que mesmo em meio ao caos Deus está no controle, Deus é o dono da vida.


9º TRANSPARÊNCIA E RENUNCIA (Mt 10: 32 ao 39)
Mesmo que ser um discipulo de Jesus implique em desprezo das pessoas, mesmo que isso possa te prejudicar devemos viver uma vida cristã pública, confessarmos a Jesus com palavras e atitudes. A renúncia também faz parte é pegar a nossa cruz que significa a morte do nosso eu e seguir a diante. A família é projeto de Deus e tem um valor enorme, mas devemos entender que os princípios de Deus devem ser os norteadores no realcionamento familiar, e não os nossos próprios conceitos de relacionamento.

* CARÁTER DE DEUS
- Deus nos chama, nos dá autoridade, nos envia para pessoas específicas com a mensagem certa, e uma missão de tranformação na vida dessas pessoas (Mt 10: 1 ao 8)
- Deus nos dá caminhos para nos prover financeiramente (Mt 10:11)
- Deus nos defende quando estamos aprisionados pela causa dele (Mt 10:20)
- Deus tem o controle de tudo (Mt 10: 29 e 30)
- Os conceitos e ensinamentos de Deus causam discordância porque confrontam as pessoas (Mt 10: 34 ao 36)
- Deus vê como digno dele quem não tem uma vida de renuncia (Mt 10:38)
- Deus recompensa aqueles que recebem bem profetas, discipulos e justos (Mt 10: 40 ao 42)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- Antes de começar a fazer a obra de Deus espere Deus te chamar, te dar autoridade, te direcionar as pessoas certas e a mensagem a ser dada (Mt 10: 1 ao 8)
- Aprenda a depender da provisão de Deus (Mt 10: 10 ao 11)
- Seja prudente como a serpente e simples como a pomba ao fazer a obra de Deus (Mt 10:16)
- Respeite a autoridade no máximo você está igual a ela e não acima (Mt 10: 25 e 26)
- Não tenha medo tudo está sobre o controle de Deus (Mt 10: 28 ao 31)
- Se você colocar os seus conceitos acima dos conceitos de Deus você não é digno dele, a vida cristã é uma vida de renuncia e morte do eu, viva uma vida de cruz (Mt 10: 37 e 38)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.