Translate

sexta-feira, junho 14

JOSÉ O PAI DE JESUS



* MENSAGEM MATEUS CAPÍTULO 1
Pouco se fala sobre José o pai de Jesus mas Deus antes de escolher Maria como mãe do Cristo, ele escolheu José como pai. Isso pode ser observado pela extensa genealogia descrita nesse capítulo onde vemos que José era descendente do rei Davi então sobre José havia a promessa de nascer um rei.


 Esse requisito é importante no mundo espiritual, para a escolha de futuros reis, sacerdotes, profetas... geralmente sobre a família de um grande homem há uma grande promessa estendida por gerações, além disso José deu prova de ser um homem de caráter (Mt 1:19) no versículo 19 a bíblia relata que José não queria expor Maria a desonra pública e anularia o casamento secretamente. 


No decorrer do capítulo José aceita a gravidez de Maria após a visitação de um anjo o que mostra que ele era um homem que necessitava de confirmação de Deus para depois confiar nas pessoas, ou seja para José até sua futura esposa poderia errar pois ela era humana, sim José desconfiou da fidelidade de Maria mas não desconfiou da fidelidade de Deus após a mensagem do anjo. Isso mostra discernimento das fraquezas humanas e que José não colocava Maria em um pedestal de mulher incorruptivel, o seu coração estava em Deus (Mt 1:24) 


A preocupação de José ao saber da gravidez não foi se vingar de Maria mas sim protege-la de uma vergonha. José se preocupou mais com ela do que com sua própria honra. Outra qualidade rara de José é que ele após se casar com Maria permaneceu os 9 meses de gestação sem relação sexual, mostrando que o casamento não era um escapismo para desejos sexuais incontroláveis e que ele percebeu que Maria estava vivenciando uma experiencia sobrenatural, que mesmo casados aquele não era o tempo para intimidades, o que mostra que José tinha domínio próprio, respeito e discernimento da situação que estava vivendo (Mt 1:25).

* CARÁTER DE DEUS
- Deus é um Deus geracional ele estende sua benção e promessas sobre nossos descendentes (Mt 1:17)
- O Espírito Santo de Deus tem o poder de intervir nas leis naturais, vemos isso quando Maria ficou grávida ainda virgem (Mt 1:18)
- Deus envia anjos para nos trazer mensagens eles podem nos visitar nos sonhos (Mt 1:20)
- Deus se comunica com a gente através de profetas (Mt 1:22,23)
- Deus nos coloca como primeira identidade o nosso nome (Mt 1:23)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- Tenha uma vida na presença de Deus e suas promessas alcançarão suas futuras gerações (Mt 1:17)
- Pense nas pessoas aja com amor (Mt 1:19)
- Dê crédito as palavras de Deus (Mt 1:24)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.