Translate

sexta-feira, julho 19

A TENTAÇÃO NO DESERTO



* MENSAGEM MATEUS CAPÍTULO 4
Jesus foi direcionado pelo Espírito Santo a passar um período no deserto sendo tentado pelo diabo. Quando Jesus estava prestes a concluir seu propósito de 40 dias de jejum e oração no deserto, satanás começou a tenta-lo de diversas formas:

"Se você é filho de Deus, mande que essas pedras se transformem em pães" (Mt 4:3)


1ª Identidade em Deus  "Se você é filho de Deus"

Aprendemos aqui que devemos saber quem somos em Deus e qual o propósito que Ele teve ao planejar nossa existência, Deus nos revela quem somos através da bíblia ela funcionará como espelho mostrando quem você é, também podemos saber mais sobre quem somos perguntando a Deus em oração (Gên 25:22 ao 24). Nossa família, nossos amigos, nossos colegas de trabalho podem ter uma imagem e uma definição de quem somos completamente errada, pois muitas pessoas enxergam as outras por sua função, condição financeira, aparência física, entre outras coisas que não definem quem nós somos. Para não ser atacado na sua identidade busque saber quem você é em Deus pois até você mesmo pode ter uma visão distorcida sobre o seu eu.


2ª Depêndencia de Deus "Mande que essas pedras se transformem em pães"

O cenário de deserto na bíblia nos exemplifica tempos que devemos depender da provisão de Deus. No deserto não temos comércio, não temos alimento, não temos opção. Quando o povo de Israel saiu do Egito eles dependiam do maná para se alimentar (Êxodo 16:35), se Deus não mandasse a providência todos morreriam de fome. Então Jesus sabia que só Deus poderia suprir sua necessidade naquele local. O que o diabo tentou fazer foi tirar Jesus da depêndencia de Deus e providenciar a satisfação das suas necessidades através de meios corrompidos fazendo com que ele usasse o dom de operação de milagres sem estar dentro do propósito de  Deus para suprir de forma imediatista a sua necessidade. Nos dias de hoje satánas continua oferecendo soluções imediatistas para atender nossas necessidades físicas e emocionais, tirando nossa dependencia de Deus e fazendo com que atendemos as nossas necessidades através de quebra de princípios.

Abaixo coloquei a pirâmide das necessidades humanas elaborada pelo  psicólogo Abraham Maslow para que tenhamos uma visão mais abrangente das nossas necessidades mapeando então as áreas onde podemos ter ofertas de satisfação dessas necessidades vindas do inimigo. Lembre-se Deus pode suprir todas as necessidades humanas dentro dos princípios Dele.



"Se você é filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra" (Mt 4:6)


3º Relacionamento com Deus "Ele dará oredem aos seus anjos a seu respeito"

No inicío desse versículo satanás primeiro questiona se Jesus é filho de Deus de novo, o que mostra que ele repete seus ataques mesmo quando nos mostramos convictos em determinadas áreas da nossa vida. Mas em seguida satanás coloca a prova o relacionamento entre Pai e filho que Jesus tem com Deus, satanás sutilmente quer que Jesus duvide do cuidado de pai que Deus tinha com ele. O diabo fará de tudo para manchar o seu relacionamento com Deus colocando dúvidas sobre seu amor e cuidade com você. Não adianta ler na bíblia versiculos que falem da bondade de Deus se no seu coração Deus é cruel e te odeia. Você precisa identificar que tipo de relacionamento você tem com Deus, se você acredita na sua fidelidade, misericórdia e amor, ou será que pra você Deus é só um ser distante e ausente ? Jesus sabia quem era Deus e confiava nesse relacionamento de pai e filho. Sua visão de quem Deus é pode estar distorcida, é preciso crer na bíblia quando Deus fala que te ama ao ponto de ter dado seu único filho por amor a você. Quando suas crenças sobre Deus estiverem fundamentadas no que a bíblia diz e não no que seu coração corrompido pelos traumas da vida diz, você não vai cair na tentação de colocar Deus a prova.

Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".

Mateus 4:8-9
 Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isso lhe darei, se você se prostrar e me adorar" (Mt 4:8,9)

Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".

Mateus 4:8-9
Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".

Mateus 4:8-9

4º Fidelidade e compromisso com Deus "Tudo isso lhe darei, se você se prostar e me adorar"

Trocando em míudos o que satanás queria era que Jesus troca-se a vida que Deus planejou para ele, por uma vida com muito dinheiro, poder, status, etc, porém corrompida e totalmente fora do propósito de Deus. O que acontece aqui é bem interesante pois as vezes Deus planejou uma vida bem difícil aos olhos terrenos mas cheia de significado no mundo espiritual. Analise comigo, Jesus na ótica terrena foi um homem pobre, não tinha beleza nem formozura, foi preso, condenado, morreu cedo e de forma trágica. Porém na ótica de Deus ele cumpriu seu propósito que foi: se oferecer em sacrifício pelos nossos pecados. Se você não valorizar o propósito de Deus pra sua vida você vai apenas enxergar o que você é para os olhos desse mundo. Talvez você seja pobre, talvez você não tenha beleza, talvez você não terá uma tragetória fácil, porém o que importa é que você esteja na trajetória que Deus escreveu pra você. Não largue seu compromisso e fidelidade com Deus por propostas finaceiras, sexuais, entre outras que são verdaeiros banquetes oferecidos pelo diabo pra você sair do rumo certo. Faça a mesma escolha que Jesus fez, pois só Deus é digno de toda adoração. 

* CARÁTER DE DEUS
- Deus pode nos conduzir para desertos que simbolizam tempos de escacssez e dependência Nele, com o propósito de nos tornar firmes diante das tentações e propostas satânicas (Mt 4:1)
- Deus manda anjos para nos servir no deserto (Mt 4:11)
- Deus separa algumas pessoas para viverem só para sua obra, o chamado de Deus para sua obra pode requerer um deixar da sua função de trabalho, de parentes ou seja uma renúnica social e um deixar geográfico  (Mt 4: 18 ao 22)
-Deus nos cura de males e tormentos emocionais, problemas neurológicos e problemas espirituais (Mt 4:24)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- Deixe que Deus te conduza nessa jornada aqui na Terra (Mt 4:1)
- Conheça a bíblia para você não ser enganado por pessoas que distorcem a palavra de Deus (Mt 4:3 ao 7)
- Não troque uma vida dentro do propósito de Deus por uma vida cheia de prazeres mas fora do propósito de Deus (Mt 4:8 ao 10)
- Seja primeiro aprovado por Deus no deserto para depois exercer o seu ministério (Mt 4:17)
- Se Jesus te chamar para segui-lo ou seja um chamado para servi-lo tempo integral na sua obra, faça como os discipulos fizeram, deixaram tudo e foram. (Mt 4:19 ao 22)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.