Translate

quinta-feira, outubro 10

HERODES X JOÃO BATISTA



* MENSAGEM MATEUS CAPÍTULO 14
No capítulo 14 é falado um pouco sobre Herodes, ele é um personagem que representa o governo, sua forma de agir mostra a realidade política local, que pode estar totalmente distante da visão de Deus, também é o capítulo que fala sobre a morte de João Batista, um profeta que defendeu os valores de Deus até as últimas consequências...



No versículo 2 Herodes ouviu falar de Jesus e aproveitando a fama do seus milagres disse aos seus servos que Jesus era João Batista ressucitado dos mortos, a intenção dele na verdade era se livrar de uma possível revolta da população por ele ter matado João, mas de fato Herodes não tinha a menor ideia de quem era Jesus.


Entendo então que é perigoso estarmos debaixo de um governo político que desconhece Jesus como filho de Deus, pois a opinião de um chefe de Estado tem um alto poder de influência, mesmo que essa opnião seja absurda como dizer que Jesus é João Batista ressucitado sendo que várias pessoas já o viram juntos. Muita gente que está subordinada a esse tipo de liderança (tanto líderes abaixo na hierarquia de governo tanto a população), estarão sujeitas a pensar conforme o líder, ou por medo da sua posição e cargo ou por preguiça de pensar mesmo. 


Segundo ponto foi o relato da degradação moral na vida de Herodes denunciada pelo profeta João, novamente Herodes representa aqui uma figura de governo sem valores familiares, e João representa aqueles que pertecem ao reino de Deus. O desejo expresso de Herodes de matar João mostra uma resistência a correção e uma linha de pensamento comum a muitos líderes, que é usar sua posição de poder para eliminar todos que denunciam suas falhas, seus escândalos, para assim calar a voz dos indignados. O "cala boca" que Herodes deu em João foi deixa-lo na prisão. Posteriormente João morre decapitado.


O governo de Herodes pode representar nos dias de hoje a sua família, o seu trabalho, e também a sua nação. Assim como João Batista se posicionou contra a degradação moral de Herodes, você também deve sair da comodidade e se posicionar contra toda degradação que estiver acontecendo no seu contexto familiar, profissional e político, João não teve medo de ser preso ou morto, João se preucupava com a opnião de Deus a cerca dos acontecimentos, isso significa que o amor pelos ensinamentos de Deus deve ser maior que o medo de arcar com as consequencias de uma retaliação contra você.


* CARÁTER DE DEUS
- Deus levanta profeta para confrontar ímpios (Mt 14: 3 e 4)
- Deus quer ter um momento a sós com você quando você passa por situações difíceis, como um luto por exemplo (Mt 14: 12 e13)
- Deus se compadece de pessoas que o procuram por conta das suas mazelas e doenças (Mt 14:14)
- Deus supre nossas necessidades (Mt 14: 15 ao 20)
- Deus multiplica nossas provições para beneficiar o próximo (Mt 14: 17 ao 20)
- Deus insiste para que atravessesmos para o outro lado da margem, isso significa sair de uma etapa concluída na nossa vida e partir para a próxima (Mt 14:22)
- Jesus visita o nosso barco quando estamos sendo afligido pelas ondas e pelos ventos e nos faz caminhar sobre as águas vivendo experiências sobrenaturais de fé (Mt 14: 26 ao 36)
- Quando Deus está no nosso barco os ventos cessam (Mt 14:32)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- Devemos nos levantrar contra afrontas morais (Mt 14: 3 e 4)
- Devemos nos retirar para termos momentos a sós com Deus em tempo de luto e tristeza (Mt 14:12 e13)
- Quando você entrega seus recursos a Deus dando graças, ele multiplica para que você possa ajudar o próximo, após ajudar o próximo Deus faz com que os seus recursos ainda sobrem (Mt 14: 17 ao 21)
- Antes de enfrentar novos desafios devemos buscar a Deus em oração (Mt 14:23)
- A momentos que não queremos atravessar para o outro lado da margem que significa novos desafios e tempo de transição, mas devemos aceitar a insistente voz de Deus (Mt 14:22)
- Quando estamos em um desafio de fé na nossa vida não devemos prestar a atenção na força dos ventos, pois isso nos fará afundar, se temos uma palavra de confirmação de Deus para ir então devemos ir  (Mt 14: 29 ao 31) 
- A sua fé em Deus facilita os milagres na sua vida em Genesaré as pessoas que tocavam apenas na borda do manto de Jesus eram curadas (Mt 14:36)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.