Translate

quarta-feira, novembro 27

DIVÓRCIO



*MENSAGEM MATEUS CAPÍTULO 19
No Brasil as leis que regulamentaram o divórcio tiveram início na época do Brasil Império e eram redigidas pela igreja católica. Nessa época não havia rompimento do vínculo matrimonial havia apenas a separação de corpos. Em 1889 o Brasil se torna uma república e em 1890 é implantado o casamento civil e também o decreto 181 que tratava sobre a separação de corpos pelas seguintes causas:


Adultério, injúria grave (prejuízo,dano, insulto) ou sevícia (castigo corporal), abandono voluntário do domicilio conjugal por dois anos contínuos, mútuo consentimento dos cônjuges que fossem casados por mais de dois anos. O tempo passou e hoje após a Emenda constitucional nº 66 aprovada em 2010 foram eliminados os prazos de divórcio, extinguiu-se o instituto de separação judicial eliminando os longos processos em que se buscava um culpado pelo fim do casamento. Ou seja, se você se casou hoje você já pode se separar semana que vem e não precisa ter um motivo pra isso. 


Porém a visão de Deus a cerca do casamento é mais rígida do que a época do Brasil Império, para Deus o casamento é uma aliança eterna e indissolúvel entre um homem e uma mulher, que só tem seu fim com a morte de um dos cônjuges. A única exceção aberta para a separação, sem ser por morte, é para o caso de prostituição da mulher (palavra original: "porneia" que inclui a prática de adultério e diversas outras práticas sexuais ilícitas). Só foi aberta essa exceção devido a dureza do coração do homem em perdoar a esposa, quer dizer que a vontade soberana de Deus é o perdão e não a separação (Mt 19: 8 e 9).

E o segundo casamento é válido ou não é ? Para Deus só é aceito o segundo casamento se você primeiro se separou pelo motivo aceitável ou seja: "viuvez ou prostituição da esposa", se esse não foi o motivo da separação e você casou de novo, perante Deus você está em adultério e aquele que casar com sua ex também está cometendo adultério (Mt 19:9) Entenda que a separação, que não seja por viuvez, jamais será a vontade soberana de Deus, a separação será no máximo a vontade permissiva, por conta disso casar com um divorciado não é recomendável, o certo era que ele nunca tivesse se separado.




Nem todos os homens possuem sabedoria para casar e a estes Jesus denominou de eunucos "Eunucos desde o ventre" impossibilidade física, congênita, "Eunucos pelas mão dos homens" um castração por imposição profissional e social, "Eunucos por causa do reino de Deus" dedicação exclusiva ao chamado de Deus abrindo mão do casamento por opção voluntária e direcionada por Deus. Ainda hoje vemos muitos eunucos por aí, não no sentido literal da palavra mas homens que por impossibilidades físicas, profissionais e ministeriais não possuem condição de se casar. (Mt 19: 11 e 12)





* CARÁTER DE DEUS
- Deus criou o homem e a mulher como base para estabelecer uma família (Mt 19:4)
- Deus criou o casamento como um vínculo onde não deve haver separação (Mt 19:6)
- Deus tem como vontade soberana o exercício do perdão no casamento, ele só abriu a exceção do divórcio em caso de prostituição feminina, devido a dureza do coração do homem (Mt 19:8)
- O reino de Deus pertence aos que são como crianças (Mt 19:14)
- Só Deus é bom (Mt 19:17)
- Para Deus tudo é possível (Mt 19:26)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- O princípio para o casamento é que primeiro seja realizado entre um homem e uma mulher, em seguida o homem deve deixar seu vínculo com os pais (vínculo financeiro, emocional, e todas as demais dependências em relação aos pais) e se unir a sua mulher (nem todo mundo que vive junto é unido, por isso é importante unidade de pensamento e direção dentro de uma família) os dois serão uma só carne esse princípio fala de intimidade sexual e psicológica onde alegrias e sofrimentos são compartilhados. Essa união é estabelecida no mundo espiritual por Deus por isso o homem não deve separar (Mt 19:4 ao 6)
- Não se separe, escolha perdoar. Não é vontade soberana de Deus que você se case com uma pessoa divorciada por motivo de prostituição da esposa, qualquer outro motivo de segundo casamento com um divorciado fará você entrar em pecado de adultério (Mt 19:8 ao 10)
- Nem todos os homens estão aptos para o casamento (Mt 19:11 e 12)
- As crianças devem ser levadas a Jesus também (Mt 19:14)
- Não coloque sua segurança no seu dinheiro e riquezas isso dificulta sua entrada no reino dos Deus (Mt 19:24)
- Todos que deixarem bens e família por causa de Jesus receberão 100 vezes mais e ainda herdarão a vida eterna (Mt 19:29)
- Muitos que são os últimos serão os primeiros "últimos se refere a poucos conhecidos, inferiorizados aqui nessa Terra terão alta posição no reino de Deus"  (Mt 19:30)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.