Translate

terça-feira, março 27

FILTRANDO OS PENSAMENTOS



Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor (Isaías 55:8)

O princípio básico de toda ação é o pensamento, antes de tomarmos qualquer atitude ela nasce primeiro em forma de pensamento na nossa mente. Seus pensamentos podem ser guiados pelas emoções. Você já deve ter ouvido essa frase "Agi sem pensar". Na verdade essa pessoa quis dizer que foi motivada por uma emoção, ou seja o coração está no controle da mente. Cuidado quando alguém te aconselhar a ouvir a voz do coração, a bíblia não aprova essa conduta. 

Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias (Mateus 15:19)

Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá ? (Jeremias 17:9)




Existe outra forma de guiar nossos pensamentos que seria pela lógica, sabe aquelas pessoas frias que agem sempre pela razão e não pelo coração ? pois bem, isso parece muito coerente mas agir sempre pela razão pode resultar na falta de fé. Ao sermos guiados pela lógica limitamos a solução dos nossos problemas a nossa capacidade humana, o que nos deixa angustiados, tensos, preocupados pois sabemos que somos seres limitados. Ser racional demais irá nos impedir de confiar na ação sobrenatural de Deus que pode fugir totalmente ao nosso raciocínio.

Portanto, não se preocupem, dizendo: "Que vamos comer ?" ou "que vamos beber ?" ou "que vamos vestir ?" Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhe serão acrescentadas. (Mateus 6:31-33)


Porque assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos, mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos (Isaías 59:9)

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, poque lhe parecem loucura, e não pode entende-las , porque elas se discernem espiritualmente 
(I Coríntios 2:14)





Como devemos guiar nossos pensamentos então ?

Levando cativo todo pensamento para torna-lo obediente a Cristo (II Cor 10:5)

Porque está abatida, ó minha alma, e porque te perturbas dentro de mim ? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. (Salmo 42:11) 

Quanto mais irmãos tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses 4:8)




Devemos passar todo pensamento pelo filtro de Filipenses 4:8 qualquer pensamento que seja reprovado por esse filtro você deve excluí-lo imediatamente, além do filtro pensamentos não podem ter liberdade total na sua mente, subjugue seus pensamentos, eles só devem ser liberados se estiverem de acordo com a palavra de Deus. O Senhor também se agrada quando você guia seus pensamentos pela fé, e não apenas por circunstâncias lógicas, uma mente positiva não basta é preciso confiar em Deus. 

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jeremias 29:11)

1 comentários:

gil disse...

Os pensamentos são a base de nossas atitudes. Mas como diz a Palavra de Deus em 1 corintios 2;16, nós temos a mente de Cristo!!!

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.