Translate

domingo, dezembro 30

A ESCOLHA DE BISPOS E DIÁCONOS


* MENSAGEM I TIMÓTEO CAPÍTULO 3

Bispo é uma palavra que vem do latim e significa guardião é alguém que governa espiritualmente determinado território onde estão várias igrejas. A palavra diácono tem o sentido geral de servo ou agente, primitivamente os diáconos serviam as mesas e distribuíam as esmolas da igreja.



Para ser aprovado ao cargo de bispo e diácono existem uma série de critérios estabelecidos no capítulo 3 de I Timóteo são estes:

BISPO 
(I Tim 3: 2-7)

1) Critérios familiares: Marido de uma só mulher, governar bem sua própria família. (Pois, se alguém não governa bem sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus ? I Tim 3:5) e que seja uma pessoa hospitaleira.

2) Critérios ministeriais: Apto a ensinar, não pode ser novo convertido para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo.

3) Critérios comportamentais: Sóbrio não apegado ao vinho, prudente, não seja violento, amável, e pacífico.

4) Critérios sociais: Irrepreensível, respeitável, não apegado ao dinheiro, com boa reputação perante os de fora para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.



DIÁCONO
(I Tim 3:8,9,10,12)
1) Critérios familiares: Marido de uma só mulher, governar bem seus filhos e sua própria casa

2) Critérios ministeriais: Devem apegar-se ao ministério da fé com consciência limpa, devem ser primeiramente experimentados, depois se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.

3) Critérios comportamentais: Dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho.

4) Critérios sociais: Não pode estar envolvido com lucros desonestos

MULHERES
(I Tim 3:11)

1) Apenas aspectos comportamentais: Dignas, não caluniadoras, sóbrias e confiáveis em tudo.


* CARÁTER DE DEUS

- Deus foi manifestado em corpo, justificado no espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações,  crido no mundo e recebido na glória. (I Tim 3:16)

* PRINCÍPIOS E VALORES

- Para ser um servo responsável por cargos de governo na igreja você precisa: governar bem sua família, ser experimentado em tudo, apto a ensinar, não deve ser novo convertido, irrepreensível, não ser apegado ao vinho nem ao dinheiro e ter boa reputação com as pessoas de fora, ser alguém amável e pacífico. Em linhas gerais é isso. (I Tim 3:2-12) 

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.