Translate

domingo, fevereiro 10

TIPOS DE CORAÇÃO



* MENSAGEM HEBREUS CAPÍTULO 3

Quando a bíblia alerta sobre o coração, ela está falando sobre nosso posicionamento diante dos sentimentos. Existem 3 tipos de coração que são usados como figura de linguagem, para ilustrar nossos sentimentos reprovados por Deus.

CORAÇÃO ENDURECIDO


O coração endurecido pertence a pessoas que conhecem a Deus e já presenciaram seus milagres e maravilhas, porém mesmo tendo experiência com Deus (Hb 3:9) essas pessoas geralmente se rebelam em tempos de provação e insistem em continuar na prática do pecado (Hb 3:7,8). Quando Deus fala a esse coração para que haja mudança, ele se recusa a ouvir pois o engano do pecado tem o poder de criar resistência a voz de Deus, ou seja há um endurecimento do coração (Hb 3:13) pois o pecado ocupou o lugar de Deus naquela vida. São pessoas que apenas vão sair do Egito (mundo) mas vão morrer no deserto (lugar de transição  entre saída do mundo e vida abundante tipificada por Canaã)  (Hb 3:17).

CORAÇÃO QUE SE DESVIA


É o coração de quem conhece a Deus e seus milagres, já saiu do Egito, estão a anos vendo tudo que Deus  faz (Hb 3:9) mas quando entram no deserto não se posicionam em retidão, são pessoas que irão seguir seus próprios direcionamentos e não os direcionamentos específicos de Deus para a vida delas, tipificando uma condição de independência e desobediência. O coração desviado tem o poder de cegar o entendimento da pessoa, ela não reconhece o caminho de Deus, são pessoas que se continuarem dessa forma nunca entrarão em um lugar de descanso na sua vida  (Hb 3:10,11,17).

CORAÇÃO PERVERSO E INCRÉDULO


É preciso ter cuidado para não possuir esse coração, pois ele ilustra uma pessoa que conhece a Deus e seus milagres, mas caminha em incredulidade. São aquelas pessoas que possivelmente vão chocar você com atitudes cruéis pois a perversidade é atraída pela incredulidade. Esse coração pertence aqueles que se afastaram de Deus (Hb 3:12) elas não entraram na terra prometida (lugar de benção do Senhor) (Hb 3:19)

Conclusão:

Temos que ter um entendimento que a jornada Cristã geralmente está representada por -   Egito: (lugar de pecado e escravidão quando você não conhecia o Senhor), Deserto: (Lugar de transição onde você será liberto e Deus irá observar suas atitudes após a libertação) e Canaã: (Lugar da benção, onde ficamos quando somos aprovados por Deus). Para chegar a Canaã devemos ouvir a voz de Deus e (1) abandonar o pecado para não termos o coração endurecido, (2) seguir os direcionamentos de Deus vivendo em dependência  e obediência para que nosso coração não se desvie, e (3) andar em fé não aceite a incredulidade na sua vida pois faz com que você se afaste de Deus caindo em caminhos de perversidade e não entre no lugar da benção.

Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. 

(Hebreus 3:13-14)

* CARÁTER DE DEUS

Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa. (Hb 3:3)
Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos (Hebreus 3:6)
- Deus se ira quando nós pecamos (Hb 3:17)
- Quem desobedece ao direcionamento de Deus não entra em descanso (Hb 3:18)
- Deus não permite que entrem em terra de benção aqueles que são incrédulos (Hb 3:19)


* PRINCÍPIOS E VALORES

- Fixe o seu pensamento em Jesus (Hb 3:1)
- Seja fiel aquilo que você foi constituído (Hb 3:2)
- Não endureça o seu coração em tempos de provação (Hb 3:8,15)
- Reconheça os caminhos do Senhor, isso irá trazer descanso pra você (Hb 3:10)
- Encoraje as pessoas e procure pessoas que te encorajem para que no "hoje" você não seja endurecido pelo engano do pecado (Hb 3:13)
- Se apegue até o fim a confiança em Deus que você teve no princípio (Hb 3:14)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.