Translate

quinta-feira, fevereiro 21

JESUS MEDIADOR DO NOVO TESTAMENTO




* MENSAGEM HEBREUS CAPÍTULO 9

Todo aquele ritual de culto do antigo testamento que era cheio de sacrifícios de animais para haver perdão dos pecados só tinham valor enquanto o filho de Deus não havia chegado. Com seu próprio sangue Jesus entrou no Santo dos Santos e de uma vez por todas e trouxe eterna redenção  (Hb 9:10,12).



Um testamento só entra em vigor após a morte da pessoa, por isso Jesus é nosso mediador do novo testamento, o antigo testamento chamado também de primeira aliança foi inaugurado com sangue (Hb 9:19,20) pela lei não existe perdão sem derramamento de sangue (Hb 9:22). Todas as coisas instituídas no culto do antigo testamento eram apenas réplicas das coisas existentes no céu, Jesus entrou para se apresentar a Deus em nosso favor não no tabernáculo feito por homens, mas no próprio céu. E esse único sacrifício foi suficiente para toda humanidade (Hb 9: 23,24,26)

* CARÁTER DE DEUS

- Jesus nosso sumo sacerdote entrou no tabernáculo celestial ao nosso favor (Hb 9:11)
- O sangue de Jesus foi o sangue do sacrifício pelos nossos pecados, ele ofereceu seu sangue no Santo dos Santos uma vez por todas e obteve eterna redenção (Hb 9:12)
- O sangue dos animais no antigo testamento deixavam as pessoas puras externamente, ou seja apenas os corpos, mas o sangue de Jesus purifica nossa consciência (pecados realizados na mente) (Hb 9:13,14)
- Jesus é o mediador do novo testamento, ou seja da nova aliança, ele morreu para a redenção dos pecados da antiga aliança (já que ela não era perfeita pois não podiam dar uma consciência totalmente limpa) para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna (Hb 9:9,15)
- No mundo espiritual a purificação é feita com sangue (Hb 9:22,23)
- Jesus se apresentou diante de Deus em nosso favor (Hb 9:24)
- A morte de Jesus foi o sacrifício único e suficiente para todos (Hb 9:26)
- Deus ordenou ao homem morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo (Hb 9:27)
- Jesus voltará a segunda vez para trazer salvação aos que o esperam (Hb 9:28)

* PRINCÍPIOS E VALORES

- O pecado não contamina só nosso corpo, mas também contamina nossa consciência, os pecados cometidos na esfera da alma ou seja na mente também nos levam a morte (Hb 9:14)
- O Sangue tem significado de aliança, quando aspergido gera um pacto entre você e o mundo espiritual (Hb 9:20)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.